Ministério do Desenvolvimento Regional

Criado em janeiro de 2019 com o desafio de integrar, numa única Pasta, as diversas políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo. As ações da Pasta visam apoiar os 5.570 municípios brasileiros na melhoria da qualidade de vida da população. Foi estruturado a partir da junção dos antigos Ministérios das Cidades (MCid) e da Integração Nacional (MI), com adaptações para otimizar a administração de programas, recursos e financiamentos.

Veja o Plano de Dados Abertos do MDR - agosto/2021 a agosto /2023 (https://www.gov.br/mdr/pt-br/acesso-a-informacao/plano_de_dados_abertos_do_mdr_2021_2023.pdf)

Acesse o Portal de Dados Abertos do MDR: https://dadosabertos.mdr.gov.br/)

Secretario Nacional da Habitação

A Secretaria Nacional de Habitação (SNH) é responsável por acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a implementação da Política Nacional de Habitação, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover a universalização do acesso à moradia.

Nesse sentido a SNH desenvolve e coordena ações que incluem desde o apoio técnico aos entes federados e aos setores produtivos até a promoção de mecanismos de participação e controle social nos programas habitacionais. Cabe ainda à Secretaria Nacional de Habitação coordenar e apoiar as atividades referentes à área de habitação no Conselho das Cidades.


SISHAB - Sistema de Habitação

Dados do Sistema de Habitação com as operações contratadas e dos beneficiários do Programa Casa Verde e Amarela (CVA) Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

O programa CVA reúne iniciativas habitacionais do governo federal para ampliar o estoque de moradias e atender as necessidades habitacionais da população. O Casa Verde e Amarela vai promover o desenvolvimento institucional de forma eficiente no setor de habitação e estimular a modernização do setor da construção e a inovação tecnológica.

O MCMV é a maior iniciativa de acesso à casa própria já criada no Brasil. O programa, que mudou a história da habitação do País, prevê diversas formas de atendimento às famílias que necessitam de moradia, considerando a localização do imóvel – na cidade e no campo, renda familiar e valor da unidade habitacional. Além disso, contribui para geração de emprego e renda aos trabalhadores da construção civil. Para mais informações sobre os empreendimentos, os valores, as contratações, as entregas, e outros dados relevantes do PMCMV, acesse o Sistema de Gerenciamento da Habitação (SISHAB).


Dados e Recursos

Arquivo Descrição Formato
_contratacoes_pcmv_pcva.csv Dados de Contratação dos programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela CSV
documentacao_campos_sishab.pdf Dicionário de Dados PDF

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte http://sishab.mdr.gov.br/
Autor Secretaria Nacional de Habitação
Mantenedor Coordenação de Dados e Informações - CDI
Versão 1.0
Última Atualização 30/11/2021
Criado 28/10/2021
Cobertura geográfica Nacional
Cobertura temporal 2009-2021
Frequência de atualização Mensal
Metodologia SGBD PostgreSQL